Preparação de Textos
Revisão de Textos
Trabalho com dois tipos de revisões na língua portuguesa: ortográfica e ABNT.
A revisão ortográfica consiste em revisar e alterar a gramática do texto, ou seja, a pontuação, a conjugação dos verbos, o uso da vírgula, sinônimos, acentuação gráfica, entre outros.
A revisão da regras da ABNT consiste em revisar e alterar conforma as normas estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas voltada para documentos como o TCC, artigos científicos, dissertações, entre outros.
Os dois tipos de revisão podem ser realizadas para um mesmo trabalho.
Leitura Crítica & Monitoria
A leitura crítica propõem a leitura profunda e atenta da obra inteira em busca de compreender se o texto possui falhas na amarração da narrativa. Isso inclui estudar a verossimilhança da história em seu próprio mundo, a construção de personagens, o cuidado com as representatividades e outros problemas narrativos.
A monitoria consiste no acompanhamento de textos durante sua escrita. Podem variar de contos até romances ou poemas e artigos. Aqui trabalho a consistência da produção textual com um acompanhamento semanal, indico referências, possíveis caminhos, tiro dúvidas e incentivo a continuidade da obra.
Como funciona?
Para receber um orçamento envie sua obra no formato pdf ou word para o e-mail vifonseca@me.com
Para conhecer meu portifólio, acesse aqui.
Eita! Magazine
Trabalho como editora, na preparação e revisão dos contos em português, assim como a seleção dos textos publicados através de slush reading.
A Eita! é uma revista criada para promover a ficção científica e a fantasia brasileiras para o público estrangeiro, inserindo a produção brasileira no debate cultural mundial.
Em sua última edição, a temática de CIDADES traz cinco contos magníficos sobre as maravilhas e horrores que vivem no espaço urbano:
O Artesão de Duramere, de Lis Vilas Boas.
Coração dos outros, terra de ninguém, de Bruno Vial.
Antes havia pássaros, de Moacir Fio.
Tânia (Rio de Janeiro), de Elisa de Magalhães e Guimarães.
Aguanambi, de Márcio Moreira.
Além disso, temos um trecho de Demônios, uma noveleta de 1891 por Aluísio de Azevedo sobre um jovem escritor preso em uma noite infindável quando o próprio tecido do universo começa a se desfazer. Ele e sua amada vagam em um mundo apodrecendo.